Avaliação da Conformidade do Medidor em Campo
A avaliação da conformidade consiste em uma análise detalhada do funcionamento do medidor, com este em operação, e realizado por um profissional qualificado da CONAUT. Esta atividade possibilita a identificação e adequação imediata de possíveis falhas na medição e otimiza/elimina gastos com paralisação, remoção e transporte do medidor.
O procedimento de avaliação da conformidade é baseado nas normas NBR ISO 6817:1999 e NBR ISO 9104:2000. Como resultado da avaliação é emitido um Certificado de Conformidade do Medidor, onde são apresentadas as recomendações para correção dos problemas detectados. A avaliação de conformidade é composta das seguintes atividades:
-
Unidade eletrônica: Simulação de vazão por meio de sinais elétricos na entrada de sinais; verificação das saídas de pulso e corrente; e verificação da parametrização do equipamento.
-
Tubo sensor: Verificação da isolação de cabos e bobinas; verificação da simetria de sinais de medição; e verificação do estado do revestimento e isolação de eleetrodos (quando o medidor não está instalado).
-
Instalação do medidor: Verificação do cumprimento das exigências do fabricante ( trechos retos mínimos à montante e à jusante); projeção de juntas; e montagens descentralizadas.
-
Processo: Verificação da presença de ar na tubulação; regime de escoamento; tipo do fluido e condutividade.
-
Estado de conservação do medidor: Verificação de ausência de umidade na caixa de bornes, na placa de conexão e nos contatos elétricos, e análise do estado de conservação das vedações, dos o'rings de vedação e dos prensa-cabos.
-
Condições da instalação elétrica: verificação dos cabos (eletrodo, bobina e alimentação), qualidade do sinal elétrico de alimentação e de aterramento.