tr?id=396379273733588&ev=PageView&noscript=1 Há espaço para Rotâmetros na Era da Indústria 4.0? - Conaut

11 4785 2700

pt-br Há espaço para Rotâmetros na Era da Indústria 4.0? - Conauten Há espaço para Rotâmetros na Era da Indústria 4.0? - Conautes Há espaço para Rotâmetros na Era da Indústria 4.0? - Conaut

Blog

ha-espaco-para-rotametros-na-era-da-industria-4-0-c7daa52f Há espaço para Rotâmetros na Era da Indústria 4.0? - Conaut

Há espaço para Rotâmetros na Era da Indústria 4.0?

Texto: Ricardo Lopes - Gerente especialista em Medição de Vazão e Nível


A indústria se moderniza mais a cada dia apoiada também pelos fabricantes de medidores e sensores industriais, que disponibilizam constantemente novas tecnologias e informações para tomada de decisão. Em um ambiente como este haveria espaço para um equipamento inventado em 1908?

Se engana quem ainda tem a imagem do rotâmetro como um equipamento com cone de vidro, frágil, que só serve como uma conferência visual e rápida para o operador do processo. Os rotâmetros também evoluíram!

Fragilidade construtiva não é mais um problema. Embora ainda sejam fabricados em larga escala rotâmetros com cone de vidro, já existem versões como as com cone em policarbonato e polissulfonato, que são plásticos extremamente resistentes a impacto.

Quando o assunto é pressão alta, entram em cena os rotâmetros com princípio por acoplamento magnético. Devido ao seu construtivo totalmente em aço inox (há um imã no interior do flutuador que se comunica com o sistema de indicação) podem ser dimensionados para trabalhar com pressões de até 400 bar. Esta construção diferenciada também permite a utilização de metais especiais ou revestidos, e até cerâmica, sendo compatível mesmo com os produtos mais corrosivos.

A interligação com sistemas inteligentes é possível através de contatos elétricos para alarme de vazão (executam a mesma função de uma chave de fluxo), de sinal de saída de 4 a 20 mA para transmissão do valor medido e, até mesmo, através de protocolos de comunicação industrial. Além da indicação da vazão instantânea, possibilitam também totalização do valor medido.

Devido à grande versatilidade de aplicação e excelente custo-benefício comparado com outras tecnologias, com versões para medição de gases e de líquidos (mesmo os de viscosidade alta), além de suas possibilidades construtivas e de comunicação, a utilização dos rotâmetros tem crescido ano a ano e, continuará crescendo e terá sim espaço na indústria ainda por um longo tempo.

Na imagem do post alguns modelos de rotâmetros da CONAUT e da KROHNE Group.

Confira nossos outros artigos relacionados:

Como funciona um medidor de vazão eletromagnético
Confiabilidade da Medição de Vazão
Os 5 principais tipos de medidores de vazão