Como funciona um medidor de vazão por ultrassom
Os medidores de vazão por ultrassom usam ondas acústicas que se deslocam no meio (fluido) e cuja velocidade pode ser afetada pela velocidade do meio medido.
Se o fluxo do meio for no mesmo sentido do deslocamento da onda acústica teremos um acréscimo na sua velocidade e se for no sentido contrário, teremos um decréscimo. Medindo esses acréscimos ou decréscimos podemos saber a velocidade real do fluxo e calcular a vazão de fluido fazendo a multiplicação pela área de seção.
A velocidade do fluxo pode ser então calculada pela diferença entre as velocidades de ida e volta do pulso acústico.
Medidores ultrassônicos podem trabalhar com múltiplos feixes acústicos, literalmente fatiando o fluxo dentro da tubulação e medindo a velocidade de cada fatia. A velocidade média pode então ser calculada com maior precisão.
Os medidores ultrassônicos podem medir líquidos ou gases , desde que construídos de forma adequada.
Da mesma forma que os medidores magnéticos , os medidores ultrassônicos podem ser construídos em formato de carretel .Os sensores são dispostos em diagonal de forma a medir uma ou mais “fatias” de velocidade dentro do carretel.
A velocidade média Vm pode ser calculada como média ponderada das velocidades em diferentes pontos da seção . Vm = k1V1 + k2V2+k3V3
Características mais importantes:
- Sem partes móveis.
- Sem perda de carga.
- Sem desgastes ou entupimentos
- Bidirecional
- Opera com qualquer fluido homogêneo
- Independe da velocidade do som do fluido
- Pode medir líquidos ou gases
Como trabalha por “fatias”, é possível melhorar a performance de medição adicionando mais sensores para medir a velocidade do fluxo em um maior número de “fatias”.
Assim , é possível fazer um mapa das velocidades em cada parte da seção de escoamento e ter uma medição mais precisa.
Medidor tipo carretel de 3 canais
Limitações:
Líquidos muito viscosos exigem maior potência do sinal ultrassônico.
Sólidos em suspensão ou bolhas de gás podem bloquear o ultrassom.
Medidores Tipo Clamp On
É possível instalar os transdutores de ultrassom por fora de uma tubulação e medir a velocidade do fluxo com um único feixe transversal . Dessa forma , é possível apenas medir a velocidade no centro da tubulação e não se pode calibrar o conjunto em laboratório .Essa montagem é muito utilizada com medidores portáteis ou quando não se tem a possibilidade de introduzir um carretel.
Veja vídeos sobre funcionamento, instalação e verificação Clique aqui
Confira nossos outros artigos relacionados:
Como funciona um medidor tipo mássico